Retomando seu projeto literário depois de “ter dado um tempo”

São muitas são as autoras e autores que iniciam com muita garra seu projeto de escrita ou de aprimorar um texto já escrito. Contam-me em detalhes como desejam seus livros, quais são suas motivações mais profundas, que escritoras e escritores admiram e os desafios a enfrentar. Depois dessas confissões, que justamente me permitem oferecer uma orientação bastante personalizada, autoras e autores passam a encarar a escrita mais como um ofício a ser praticado com dedicação e paciência do que um talento inato a ser descoberto. E se tornam felizes trabalhando em suas obras, realizando seus sonhos.

Quando a paixão que alimenta essa dedicação arrefece, muitas autoras e autores pedem pausa. Sendo pessoas muito sensíveis e inteligentes, nenhuma delas diz que está desiludida(o) e sem paciência com seu projeto. Criam então justificativas bastante plausíveis e quase nunca relacionadas ao ofício da escrita. Vejamos alguns “ótimos” motivos de que autoras e autores têm se valido para “pedir um tempo na relação” com o próprio texto:

  • falta de tempo.
  • falta de dinheiro.
  • necessidade de cuidar da própria saúde ou da de um parente (é incrível como a própria pessoa ou as pessoas ao redor “adoecem” ao verem alguém concentrado num trabalho criativo e pessoal).
  • necessidade de terminar um projeto inadiável na empresa (curiosamente, as empresas têm projetos inadiáveis o ano inteiro).
  • investimento em viagens e passeios (que certamente dão uma sensação de prazer intenso e imediato, diferente do prazer modesto e lento obtido ao se dedicar, dia após dia, a um projeto pessoal de médio e longo prazo).
  • compra de objetos caros ou manutenção de um estilo de vida (que, no fundo, pode trazer mais ansiedade do que uma saciedade duradoura).

Uma coisa curiosa – embora tanto homens quanto mulheres peçam um tempo na execução de seus projetos literários, as mulheres o fazem com muito mais frequência. Essa diferença me fez pensar em algumas hipóteses. Teriam elas menos disposição (ou mesmo costume) em se comprometer com projetos que dizem respeito apenas a elas mesmas, ou seja, se fosse por filh@s ou parceir@s, elas se sentiriam mais comprometidas? Achariam elas um capricho se dedicarem a uma atividade sem fins imediatos, já que estão culturalmente tão bem treinadas em apoiar, cuidar e servir aos outros? Em suma, estariam elas convencidas da pertinência da própria escrita?

Vejo mulheres se dedicarem a práticas corporais, espirituais e terapêuticas, o que é vital, sem dúvida. Mas quando se trata de desenvolver uma técnica para se apoderarem da própria criação e assinar o próprio nome, a maioria das mulheres parece hesitar. Observo que os homens, além de investirem mais em orientação, raramente desistem de finalizar seus projetos literários. É claro que há exceções. Tenho algumas clientes mulheres que finalizaram não um como dois ou três livros. Mas ainda são a minoria.

Dezembro… mês em que muitas pessoas aproveitam para observar suas trajetórias existenciais, eis aqui alguns pontos para pensarem por que retomarem seus projetos literários depois de terem dado um tempo.

Grande abraço!

Adriana

Anúncios

2 comentários em “Retomando seu projeto literário depois de “ter dado um tempo”

  1. Bom dia,
    Realmente, estou interessado em retomar o meu projeto com o livro (até gostaria de saber como faço, especialmente nas consultorias com a Adriana), mas estou na dúvida como faço para iniciar esse novo projeto, porque estava pensando em primeiro escrevê-lo como um todo, para depois haver a consultoria.
    Atenciosamente,
    Felipe

    1. Oi, Felipe,
      Como vai?
      Agradeço por você compartilhar a sua dúvida! É uma dúvida muito importante e recorrente durante o processo de escrita de nossos textos. Peço licença para desdobrá-la para pensarmos junta(o)s seus possíveis significados. Amanhã, publico o post “Qual é o melhor momento para contar com orientação especializada?” Diga-me se ali respondo sua dúvida, sim?
      Abraços!
      Adriana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s