Depoimentos

“O trabalho com a Adriana foi essencial para mim. Todo o processo de revisão e acompanhamento não só me ajudou a dar a meus livros uma leitura dinâmica e agradável, como também foi de suma importância para sedimentar meu estilo literário, identificar vícios e perceber pontos falhos em meu texto. Em um mercado no qual as editoras reclamam cada vez mais da baixa qualidade dos originais recebidos, hoje eu considero o coaching literário absolutamente necessário tanto para novos autores quanto para experientes.”

Diogo de Souza é autor de Fuga de Rigel e Abascanto.

Muitos querem escrever, nem sempre há facilidade. Pergunta-se:  o que preciso aprender? Afinal, não deve ser difícil.
Acontece que não basta querer escrever. Há necessidade de um acompanhamento, de uma direção. A facilidade  oferecida por um coaching, sem dúvida, aumenta sem as oportunidades do autor.

Hiezza Rossetti é autora de A saga do batom e Numerology for pets, este último publicado nos Estados Unidos.

Anúncios

4 opiniões sobre “Depoimentos”

  1. Antonio Lucas Carolino Pires disse:

    Gostaria de deixar meu depoimento sobre o coaching literário que fiz com a Adriana. Escrevi o livro de ficção “Os Rasgados” por puro lazer. Sou engenheiro, trabalho em telecom, ou seja, nada a ver com literatura, nenhum conhecimento sobre técnicas literárias ou construção de texto. O coach foi uma experiência muito boa e rica, reescrevi meu livro completamente nove vezes. Tivemos reuniões mensais, ou a cada duas semanas, dependia do quanto conseguia produzir e disponibilidade. Reuniões muito tranquilas, por uma hora, no aconchegante café da livraria Cultura, conversamos sobre o texto, personagens, roteiro, estilo, e até ortografia. Aprendi muito e curti cada minuto, muito diferente de simples revisão ou correção, e longe de ser uma aula decoreba. Faz muita diferença ter uma opinião profissional e sincera. Só tenho a elogiar e agradecer.
    Muito obrigado
    Lucas

  2. Mauricio pacheco disse:

    Durante mais de um ano participei do Coaching Literário com a Adriana. Confesso que foi a melhor experiência que tive, dentre muitos cursos e oficinas de que já participei.
    Primeiro devemos nos despir de toda resistência à crítica, coisa que muitos de nós tem dificuldade em fazer. Ao participar desse projeto, você deve estar atento à forma como as pessoas enxergam o seu trabalho, que pode ser muito diferente do que você planejou.
    Durante as mais de cem reuniões de que participei, mudei minha forma de escrever, percebi erros e vícios e dei um enorme salto na arte de escrever.
    Lembro de um colega comentando um cápítulo de meu trabalho como parecendo diálogo de gago: QUE, QUE, QUE.
    Só então percebi que realmente usava o “que” em excesso.
    Isso, além de inúmeros toques recebidos, foram algo novo e incrível.
    Recomendo a quem já tem um projeto, um livro, que faça esse Coaching que, apesar desse nome estranho, vai transformar sua escrita. Mas reafirmo: vá despido dessa coisa que muitos temos de achar que já sabe tudo, vá aberto ao novo e pricipalmente à crítica…

    Mauricio Pacheco

  3. Camila Gauditano disse:

    Ter o texto revisado por Adriana é um incentivo para a escrita de qualidade.

    Lembro que, quando recebi o texto de minha dissertação de mestrado depois de sua revisão, bati o olho e fiquei assustada. Parecia que não era o meu texto. Mas essa foi apenas uma impressão traída pelo ego. Ao reler com calma e acatar suas sugestões, o texto ficou limpo, sem repetições, sem rodeios, ficou forte, com palavras precisas para dizer o que queria sem delongas. Um português claro, elegante, potente, simples e acessível descoberto e lapidado a partir de minhas próprias palavras. Fiquei feliz ao perceber que bons textos só são bem escritos se temos bons leitores, que se preocupam com as palavras e seus impactos assim como nós mesmos.

    Senti muito prazer em aprender um pouco mais os meandros da língua portuguesa através do profissionalismo de Adriana. O resultado de nossa parceria é um texto firme e que me deixa satisfeita a cada vez que leio. Obrigada!
    Camila Gauditano

  4. Sou agente literária e conheço a Adriana há muito tempo, desde a época em que ela trabalha em editoras de livros como eu. Ela tem experiência de mercado, muita paciência e tranquilidade para orientar o autor, além de ser uma ótima colaboradora de várias editoras. E o mais importante, ela tem prazer em fazer esse trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s